(47) 9999-260-80
(47) 9880-222-20

DRINKS

Home | Bebidas | Cafés | Cappuccino

Cappuccino

De onde vem o cappuccino?

Não é à toa que essa bebida tem um ar italiano! As lendas que dão conta de explicar de onde vem o cappuccino sempre mencionam um monge da Itália, chamado Marco D’Aviano. Além de ser o responsável pela elaboração dessa receita deliciosa, ele também deu origem ao nome: cappucio significa capuz – o ino seria uma espécie de diminutivo. A soma das duas expressões gerou cappuccino, algo como um “pequeno capuz” (em alusão a ordem Capuchinha de monges franciscanos e também as cores de suas vestimentas).

D’Aviano era um dos monges que mais resistiam contra a invasão islâmica na Europa durante o século XVII. A história diz que, em 1683, os exércitos defensores conseguiram impedir a entrada dos invasores em Viena, na Áustria. Eles recuaram para longe dali, deixando para trás sacas e mais sacas de café.

O café turco não era de total agrado dos europeus, já que possuía um gosto amargo. A solução encontrada foi adicionar mel e leite à bebida. A combinação recebeu o nome de cappuccino e ganhou fama por todo o continente.

Hoje, a receita de D’Aviano continua a mesma, mas as variações ao redor do mundo são grandes. No Brasil, por exemplo, há o costume de adicionar canela, chocolate em pó e até chantilly à mistura.

Ingredientes

Espresso

Chocolate

Leite vaporizado

Canela

< Voltar